sexta-feira, 22 de março de 2013

As receitas

Atendendo a pedidos, as receitinhas que fiz nos últimos dias.
Na verdade não venho trazer as receitas assim tintim por tintim não, porque faço algumas coisas no olhômetro, também experimentando e sentindo a textura. É fácil, é só ir pra cozinha e testar.
Para as florzinhas de leite ninho fiz menos da metade da receita, usei leite ninho, leite de coco e pouco açúcar, eu sempre diminuo o açúcar das receitas, acho que fica mais saboroso, menos enjoativo. Exemplo, para uma parte de leite ninho, coloco a metade ou até menos açúcar, entenderam? O leite de coco SEMPRE vou colocando aos poucos até dar o ponto. Ou seja, não tem mistério.
Depois abri com o rolo de madeira na pedra, cortei as flores com o menor cortador do conjunto, modelei com a ponta arredondada da esteca e fiz um furo com outra esteca. Tem que ser cuidadoso na hora de modelar para não estragar as flores. 
Para o miolo tingi um pouco da massa do doce, fiz pequenas bolinhas e pressionei com a ajuda da esteca.
Com o restante da massa, misturei coco ralado, mais leite ninho e mais leite de coco para fazer docinhos enrolados nas forminhas.

 Notem que as florzinhas não ficaram retas, mas sim arredondadas.


Os cortadores que comprei e as estecas que ganhei num sorteio (nem sabia que era esse o nome, vi na embalagem e imaginei que poderiam ser úteis algum dia).


 Tingi as flores e miolinhos com corante para chocolate porque era o que tinha na minha casa.


A torta de leite ninho é outra história. Experimentei numa doceria da cidade a tal torta ninho de pirex e quis fazer, pesquisei no google algumas receitas e achei um absurdo o tanto de manteiga que a receita pedia (200g), então eu mesma resolvi  criar a minha receita.

Para o creme de leite ninho, usei uma lata de leite ninho (400g), uma colher de sopa cheia de margarina (ou manteiga), uma lata de leite condensado Moça e 3 caixinhas de creme de leite gelado. Lembrem-se que o creme de leite ninho foi  usado em camadas generosas de recheio mais a cobertura.
Na batedeira coloque o leite condensado, a margarina e o leite ninho e bata até obter uma mistura homogênea. Aos poucos coloque o creme de leite gelado e bata novamente. Coloque o creme num pirex, cubra com plástico filme e leve para gelar e encorpar na geladeira.

Enquanto isso faça um bolo grande de chocolate bem gostoso, usei a receita do bolo nega maluca (uma receita mais a metade) do blog Saboreando a Vida. Espere esfriar e divida em três camadas. 
Coloquei a primeira camada de bolo e molhei com leite misturado com o restinho de leite condensado da lata e uma colher de rum (o rum só faz parte da MINHA receita, então, lógico, é opcional).
Espalhei uma quantidade generosa do creme de leite ninho e fui fazendo as camadas, bolo molhado, creme de leite ninho até a cobertura com o resto do creme e raspas de chocolate meio amargo.
Cubra com plástico filme, leve para gelar e só retire na hora de servir.
Detalhe, não esqueçam de molhar bem o bolo porque é uma torta.

Resultado, uma delícia de torta e muitos elogios.

Pessoas queridas, eu não sou profissional de nada na cozinha, mas gosto de testar receitas e inventar um pouco. Não sei se usei os cortadores e as estecas de forma correta, nunca vi ninguém usar, só uso a imaginação e a lógica, ok?

Agora deixo flores para vocês, desejando um ótimo e lindo final de semana.



22 comentários:

Monalisa Melo disse...

Anotadíssimo, com certeza vou fazer, Estou salivando aqui Carolzita.
Semana que vem filhote faz 6 aninhos, vamos ver se consigo preparar uma festinha. Vc me deu uma ótima ideia, ao invez de forzinhas tenho forminha de ursinho e vou tentar fazer. Se eu fizer eu te mostro. Obrigadinha querida. Lindas flores, obrigada também. Beijos!
Mona...*

Selma Nascimento disse...

passando para visitar desejar um bom final de semana.

como sempre uma linda receita.

http://3fasesdalua.blogspot.com

Selma

Katima disse...

Oi, Carol.
Seu aniversário foi um sucesso, não esqueci de você, é que minha vida está uma loucura nos ultimos dias.
Hummmm, gostaria de morar aí pertinho da minha família e de você, acho que eu ia comer muitooo, heheh
Que seu ano lhe traga muitas alegrias, e seus desejos se realizem.
Beijos,Kátima.

✿ chica disse...

Deliciosas todas! Bom que nos mostraste! beijos,lindo fds!chica

Rosana Remor disse...

OI CAROL SOU COMO VC , VOU INVENTANDO DAQUI E DALI,ATÉ FICAR DO MEU JEITO!AMEI TODAS AS RECEITAS!!ÓTIMAS E FÁCEIS, COMO EU GOSTO!BJS.

Lilicutes disse...

Hummmmm com receita agora ficou show!!

Lindo Fds! Bjsss

Kaku

Márcia Porto disse...

Nossa Carol vc me deixou com água na boca,com essas coisas gostosas,vou até pegar algo doce para comer,rsrs,amo doces,os seus parecem bem gostosos,bjkas...

Monalisa Melo disse...

Ai Carol, voltei só para dizer que cada um tem um jeitinho especial de ser. Sua casa é linda, imagino vc toda zen, "a dona de casa perfeita". Não liga para essas coisas não. Eu, por diversas vezes me encontrei na necessidade de reaproveitar tudo que tenho, visto que a vontade era grande, porém, o bolso não me deixava sair comprando tudo o que era necessário. Se te servir de inspiração e tiver vontade, faça, é muito bom e gratificante ver nosso trabalho finalizado e pronto para receber os elogios.

Muito obrigada querida, adoro seu blog, te acompanho desde sempre e te adoro viu. Beijinhos!
Mona...*

rosiarts disse...

Carol querida, delícias de flores, assim o fim de semana fica perfeito.
Gentileza sua compartilhar.
Um fim de semana abençoado.
Bjus. Rose.

Adriana disse...

HUM... É UMA ALQUIMIA BOA, NÉ??? DELÍCIAS !!!

BJINHOSSSSSSSSSSSS

Jelleen Kalline disse...

OIE AMORE...QUE DELICIA, VOU TENTAR...KKK

BEIJINHOS E BOM FINAL DE SEMANA

JELLEEN KALLINE

Marly disse...

Oi, Carolzita,

Só agora é que pude dar uma entradinha na Internet novamente, entrei rapidamente na hora do almoço e agora vim lanchar aqui no computador, rsrs. Adorei tudo o que você fez, viu? as florezinhas ficaram um charme, elas deram muita graça aos bolinhos.
E a sobremesa me fez salivar, que delícia! rsrs. Ah, obrigada pela menção ao bloguito!

Um beijo e bom finzinho de semana!

Glaucia disse...

Ficaram lindos, dá dó de comer. Parabéns!


Bjos

Gláucia

Flor de Princesa disse...

Eu tb nao faço tudo certinho como segue receita, geralmente é no olhometro e sempre tem dado certo, bom...depois dessas fotos o q me resta é ir tomar um cafe ne kkkk, mas vou mesmo.
bjus e uma boa semana amore
Daniela

Lia Gloria disse...

As receitas?! obaaaaaa

obrigada, lindinha!

bjs

Lia Gloria disse...

Será que estou vislumbrando mais uma costureira no pedaço?! obaaaa
é assim que se começa, Carol. minha primeira costura, foi a barra de uma manta pro sofá!
bora costuraaaaar rsrs

bjs

Sílvia disse...

Hummmmm, amiga isso é pura covardia, amo ess recheio de leite ninho, é delicioso, tenho uma amiga que faz, mas não posso comer senão não paro.
aí você coloca bem na minha frente aiaiai, vou deixar de visitar as cozinheiras.
Bjs.
Silvia.

Cris e Nai disse...

Oi Carol, desculpe pela ausência nos comentários, acho que estou voltando, e cheguei aqui em boa hora quanta delícia. Aceite meus parabéns em atraso, te desejo muita saúde e realizações de muitos desejos. A festa estava linda, parabéns pela organização. Beijos!!!

Calma que estou com pressa! disse...

oi Carol
que delicia
a arte de fazer florzinas minusculas
ficaram lindas nos cup cakes
tb não sabia que era este nome
bjs
lu

MEIREANDAK disse...

mesa linda ,com esta caneca que um charme e linda ,sabes como amo uma caneca rsrsrsr ,lindas flores ,o coelhinho deu um charme a parte .
CAROL desejo uma páscoa muito feliz para você e toda família .bjs querida

Lilian Carvalho disse...

Hum vou experimentar as receitas e te falo ok? bjokas e obrigada!

♥Entre, a casa é minha! disse...

Oieeee, estou aqui pesquisando essa sua pastinha de leite ninho de novo. Me deparei com os comentários q fiz, em um deles meu filho ia fazer 6 anos, hj com 8anos e eu na luta para realizar a festinha de sábado. Vou tentar fazer um bolo de chocolate com recheio de nutella e leite ninho. Por isso vim atrás da sua receitinha. Beijos.